quinta-feira, 4 de abril de 2013

VILMAR ROMERA - UM GUERREIRO CONTRA O CANCER

“Quero transmitir a todos a vontade de viver”, diz Romera sobre câncer


qua, 03/04/13

por Giovani Grizotti |
categoria Tradição

Na luta contra um tumor maligno no reto desde 2011, o tradicionalista e apresentador de tevê Vilmar Romera encara a doença com vigor, otimismo e muito bom humor. Comandante do “maior evento de homens à cavalo do mundo”, a Cavalgada do Mar, ele falou pela primeira vez sobre o assunto, em depoimento ao blog, enquanto preparava uma carne de panela, em seu sítio, na Zona Sul de Porto Alegre . “Eu sou um doente que não está doente. Não estou doente. Quando falo com alguém, me perguntam: como está a tua doença? E eu pergunto: que doença? Eu não tô doente, eu sou um cara feliz”, diz ele. Isso, claro, não significa que Romera deixou o tratamento de lado. Pelo contrário: para não se “sentir doente”, ele segue à risca as orientações médicas, que incluem uma sessão mensal de quimioterapia.
Segundo Romera, devido aos avanços da medicina, a palavra câncer, antes, assustava. Mas hoje não assusta mais. “Qual a maneira de seguir nessa estrada? É saber que eu vou encontrar barro, eu vou encontrar chuva, eu vou encontrar asfalto. Eu vou encontrar coisas maravilhosas. E um detalhe: posso, à minha maneira, transmitir a todos a vontade de querer viver”, afirma.
Esse meu amigo, taura que é, compara a doença a uma partida de futebol. “Tem dois tempos e você precisa estar atento. Porque se ela tem 45 minutos, e o juiz te dá mais 5  minutos. É sinal que você tem possibilidade de ganhar ou perder.  E quanto tu chegas aos 90 minutos, tu diz, puxa, não terminou a vida, tu tens mais 5 minutos. E nesses 5 minutos eu vou ter a alegria de procurar alguém para me dar uma palavra de consolo, pra dizer cara, não é nada, toca ficha!”.
Por seis anos patrão do 35 CTG, o tradicionalista dos quatro costados diz que esses 5 minutos podem se tranformar em muitos anos. E  chega a brincar com o tumor, que compara a uma amante. “Eu arrumei uma amante. Só que tem um detalhe, eu tenho que cuidar dessa amante, se u não cuidar bem dessa amante, eu vou perder. Essa doença é uma amante que vai morrer comigo, daqui a 20, 30 anos”.
Para quem está enfrentando o mesmo problema, Romera manda um recado: “faça que nem eu, seja positivo, seja otimista. Diga que você está vivendo, que está peleando. Não se entregue, agradeça a Deus e diga: eu não tenho nada. E  quando o Patrão Velho dizer é a tua hora, tu vais conviver na estância grande do céu, talvez mateando com outros amigos por lá”.




FONTE:  BLOG REPORTER FARROUPILHA - GIOVANI GRIZOTTI

WWW.G1.GLOBO.COM/REPORTERFARROUPILHA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário