30/04/2013 18h48
- Atualizado em
30/04/2013 18h48
Figuras Gaúchas: Bruno Neher e a formação de Os 3 Xirus
Marcelo Machado conta a formação do trio nativista
Ao lado do cantor Leonardo, autor do sucesso “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, o trio seria batizado pelo folclorista Paixão Côrtes com o nome de "Os 3 Xirus". Os irmãos de Panambi se juntavam ao cantor de Bagé. Em 1974, Leonardo deixa os companheiros para seguir carreira solo. Jorge Fagundes é integrado ao grupo.
Confira todos os textos de Figuras Gaúchas
O conjunto faz sucesso com a mistura do regionalismo com o folclore alemão. As valsas, polcas e marchinhas se mesclam aos xotes e às vaneiras. As letras são inspiradas no cotidiano do imigrante no Brasil. Os 3 Xirus apresentam o português com sotaque de alemão. As músicas são simples e feitas para serem cantadas pelo público. O grupo trabalha com canções alegres e, muitas vezes, com um toque de malícia.
Em 2010, ao comemorar 45 anos de carreira, o trio lança um álbum com a participação de artistas e grupos como Neto Fagundes, Os Mirins, Os Monarcas, Tchê Guri e Gaúcho da Fronteira. O álbum registra a última interpretação do ex-integrante do grupo, Leonardo, em vida.
Nascido na fronteira gaúcha, onde se cantava a música mais campeira, eu já tinha referências de Os 3 Xirus. Quantas vezes eu não ouvi na rádio o refrão da música que dizia “Nós temos lá em casa uma vaquinha preta / fora de série / de cinco tetas”?
O trio é formado, atualmente, por Bruno Neher, Jorge Fagundes e Jorge Omar. A Gravadora Vertical lançou o CD “Os 3 Xirus - Hoje e Sempre”. O álbum apresenta repertório inédito, além de sete sucessos da carreira. Entre as músicas, “Campeão de Bolão”, “Churrasco da Vaca Louca”, “Homem Sem-Vergonha” e “Tchau, Compadre”.
POR: MARCELO MACHADO
FONTE: SITE GALPAO CRIOULO/RBS TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário