CEDO DE ENCANTOU PELA COMUNICAÇÃO, E EM UMA NOITE DOS IDOS DE 1950, INICIOU A CARREIRA CINQUENTENÁRIA NO RÁDIO. MIGROU POR UM TEMPO PARA OUTRAS ATIVIDADES, MAS SEMPRE DAVA A ENTENDER QUE "NÃO MORRERIA SEM VOLTAR AO RÁDIO". JORNAIS QUE DEVORA DIARIAMENTE, E TV AMPLIARAM SUA LONGA EXPERIÊNCIA. MAS E O RÁDIO QUE O ENCANTA. UMA PAIXÃO ENTRE AS MAIORES DE SUA VIDA. UM ENSAÍSTA ESCONDIDO, NÃO REVELADO - QUASE SECRETO. MAS UM HOMEM DE LETRAS, DE IDEIAS, DE PRINCÍPIOS E PAIXÕES, E ACIMA DE TUDO UM PRODUTOR DE "MIL PROGRAMAS RADIOFÔNICOS", NÃO REALIZADOS. MAS TODOS EXISTIRAM EM SUA MENTE E NAS FOLHAS DE PAPEL DATILOGRAFADAS AO LONGO DOS ANOS.
"ESTE E O MEU RIO GRANDE" PODERIA (COMO FOI NA MENTE DESTE GAÚCHO) TER SIDO UM PROGRAMA DE RADIO DE MUITO SUCESSO.
COMO A VIDA IMPÕE CERTOS LIMITES E ELE NÃO ACONTECEU, TOMA AGORA A FORMA DE UM LIVRO. E ASSIM, DUAS PAIXÕES SE REALIZAM: A PRIMEIRA, VER A EXPRESSÃO DE IMAGINÁRIOS PROGRAMAS DE RÁDIO INTITULAR ESTA OBRA. E A SEGUNDA, VER SUAS LETRAS EXTRAPOLAREM A GAVETA DA ESCRIVANINHA.
E FINALMENTE, AQUELE PARDAL, ANTES PRESENTE DA NATUREZA E SÍMBOLO DE SUA VIDA, TRANSFIGURA-SE AGORA NESTA PEQUENA OBRA: TAL QUAL O PÁSSARO, CERTAS COISAS EXISTEM PARA SEREM ADMIRADAS.
"HOMENAGEAR ALGUÉM, UM PATRIARCA POR ASSIM DIZER, NÃO E TAREFA DIFÍCIL QUANDO A UNANIMIDADE REINA. A UNANIMIDADE QUE RECONHECE OS FEITOS, AS VITORIAS, AS DERROTAS, OS ENSINAMENTOS E O LEGADO QUE FICA ATRAVÉS DAS PRÓXIMAS PAGINAS.
"ESTE E O MEU RIO GRANDE" - PARAGUASSU FARIAS
25/12/2.010
IMAGENS: GALPÃO CRIOULO - RBS TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário